31 de julho de 2009

MEC divulga 40 modelos de questões do Enem 2009.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)divulga 40 questões-modelo do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) nesta quinta (30).
São dez questões para cada uma das quatro áreas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
O UOL disponibiliza as perguntas em formato de simulado online. O internauta pode resolver a prova internet.
De acordo com o Inep, a mudança do Enem o aproxima das diretrizes curriculares nacionais e dos currículos praticados nas escolas, mas sem abandonar o modelo de avaliação centrado nas competências e habilidades.
Os exemplos de questões foram elaborados a partir de critérios técnicos e pedagógicos, com itens contextualizados e voltados para a realidade do estudante.
Limitações do simuladoA divulgação dos itens-modelo, diz o órgão do MEC (Ministério da Educação), pretende aproximar os participantes da nova estrutura de prova. O gabarito vai permitir a verificação das alternativas corretas e a melhor compreensão das habilidades abordadas, mas não será possível simular uma nota pelo TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Cada uma das quatro áreas do Enem 2009 será composta por 45 itens de múltipla escolha, totalizando 180 questões. No dia 3 de outubro (sábado) serão aplicados 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 itens de ciências humanas e suas tecnologias.
No dia 4 de outubro (domingo), serão 45 itens de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 itens de matemática e suas tecnologias, além de uma proposta de redação. Essa configuração permitirá ao Enem 2009 a aferição mais exata do conhecimento dos participantes, e servirá ainda para selecionar os calouros para universidades federais.
"Exame de sangue"O estudante deverá encarar o Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) como um "exame de sangue", afirmou Reynaldo Fernandes, presidente do Inep na tarde de quarta-feira (29). "A gente não entende ele, mas acredita nos seus resultados", disse.
Ele se refere à dificuldade que os estudantes terão de entender e aferir sua nota com a nova metodologia que será usada na prova, a TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Caso esteja interessado em baixa esse modelo entra no site http://www.enem.inep.gov.br/

*Com reportagem de Piero Locatelli

0 comentários:

Postar um comentário