28 de maio de 2009

Conquista do selo Unicef na gestão da ex prefeita Maria Mendonça, motivou a vinda da caravana do esporte para Itabaiana


Prática esportiva e arte como ferramentas aliadas da Educação. Esta é a perspectiva trabalhada pelas Caravanas do Esporte e da Música promovidas canal ESPN Brasil, cujas representantes foram recebidos pelo governador Marcelo Déda na manhã desta quarta-feira, 27. Durante o encontro, que aconteceu no Palácio dos Despachos, o governador concedeu uma entrevista sobre diversos pontos do Estado para a equipe da ESPN, que será exibida pelo canal no dia 21 de junho às 20h30.
As Caravanas chegaram a Sergipe na última terça-feira, 25, e ficarão até o dia 28. Desta vez, a cidade contemplada foi Itabaiana. A estimativa é de que as atividades atinjam cerca de 3 mil crianças e jovens e 300 professores de 60 escolas da rede pública de ensino. O projeto é fruto da parceria entre TV ESPN Brasil, o Instituto Esporte e Educação – idealizado pela ex-jogadora de vôlei Ana Mozer, o instituto Sol da Liberdade – idealizado pela cantora Daniela Mercury, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Para Marcelo Déda, o projeto modifica a realidade dos participantes. “O tempo que a Caravana permanece na cidade é maravilhoso, porque mobiliza e cria na comunidade um interesse pelos temas propostos. No entanto, o mais importante vem depois com a idéia de utilizar o esporte e a música como ferramentas capazes de construir de fato uma educação mais integral. O esporte disciplina, dá o senso de comunidade, ajuda as pessoas a compreenderem que nenhuma vitória é solitária. Já a arte contribui para a formação cidadã das pessoas”, relatou o governador.
EdiçõesA escolha dos municípios se dá, principalmente, pela conquista do Selo Unicef ‘Município Aprovado´. O selo é concedido para cidades que reduzem índices como mortalidade infantil e taxa de desnutrição, êxito conquistado na gestão da ex prefeita Maria Mendonça
Esta é a segunda vez que o projeto chega a Sergipe. Em abril do ano passado, Canindé de São Francisco foi palco das atividades da Caravana. . Ao longo de 2009, 12 municípios receberão o projeto. O saldo das Caravanas, criadas em 2005 durante as comemorações dos 10 anos da ESPN, são 37 cidades em 15 estados brasileiros já percorridos.
“Quando soube da possibilidade de esse programa chegar a Canindé, acompanhei com muita ansiedade para ver se poderia ser replicado em outras cidades sergipanas. Vi como o esporte e a música ajudaram aos meninos e aos professores a terem um nova identidade com a própria realidade. O Rio São Francisco passou a ser visto como uma área possível de ser utilizada para a prática de exercícios, de atividades educativas, para disseminar o respeito ao meio ambiente, o que ajudou a dar ao rio uma identidade mais forte”, frisou Déda.
Segundo a coordenadora do projeto, Adriana Saldanha, uma das principais novidades desta edição são as oficinas sobre leis de Incentivo ao Esporte e a Lei Rouanet. “Essas oficinas são realizadas para que os municípios enxerguem essas leis como uma possibilidade incentivo aos seus projetos”, explicou. Além disso, as oficinas de capoeira e skate também se incorporaram à programação.
Frutos
Adriana Saldanha destacou ainda o papel dos professores depois que a Caravana deixa o município. “A partir do projeto, o professor é mais valorizado, já que nesses municípios eles têm poucas oportunidades de reciclagem. É um cutucar no pensamento dos docentes para que eles vejam a possibilidade do esporte e da arte na escola. Os professores que recebem essa capacitação se transformam em multiplicadores”, disse.
Outro resultado é a diminuição da evasão escolar. “Nos municípios visitados pela caravana, as crianças ficam mais participativas dentro da escola. Se você oferece uma escola mais prazerosa, essa criança estuda com mais satisfação. Educação não é só um quadro e uma sala, existem outras formas de educar. É nisso que a caravana acredita”, reiterou. Segundo a coordenadora, Sergipe é um estado que tem grandes oportunidades. “A gente acredita muito nesse estado. É um estado pequeno, mas que ao mesmo tempo tem um potencial gigantesco”, concluiu.
A Caravana tem todo o apoio logístico do Governo de Sergipe. “O Estado sente orgulho em ser parceiro. Acreditamos que esse programa agrega valores importantes às comunidades que são visitadas. Por isso, Sergipe tem as portas abertas para essa caravana. Podem voltar sempre porque estaremos sempre dispostos a oferecer as condições necessárias para que os objetivos centrais do projeto se cumpram. Nenhum menino que participa dessas oficinas é o mesmo depois que a Caravana sai”, finalizou o governador.
O secretário de Estado do Esporte, Maurício Pimentel, salientou o novo momento que o a prática esportiva e o lazer estão passando em Sergipe. “Estamos desenvolvendo uma política de esportes que tem crescido no estado. A Caravana fortalece e mostra outros paradigmas de trabalho do esporte com crianças e adolescentes. O mais importante é que eles estão deixando sementes que queremos implantar”, pontuou.

0 comentários:

Postar um comentário