27 de maio de 2009

Zé Teles lança Maria à AL e se guarda para 2012

“É óbvio que o nosso grupo terá candidato e apresentará como opção para o seu eleitorado, mas seria prematuro indicar qualquer pessoa hoje”. Esta afirmação é de Maria Mendonça, ex-deputada estadual e ex-prefeita de Itabaiana, e foi feita nesta coluna na primeira semana deste mês. Mas o ex-deputado e seu irmão José Teles de Mendonça, PSDB, não acha que ‘seria prematuro indicar qualquer pessoa hoje’, e sugere que o nome do grupo em 2010 seja exatamente o de Maria Mendonça. “Deve ser Maria porque ela saiu muito bem da Prefeitura de Itabaiana, onde fez um trabalho que duvido que alguém jamais venha a fazer igual”, justifica José Teles.
Enquanto lança a irmã de volta à Assembléia – ela já foi deputada por três mandatos –, Zé Teles de Mendonça, que já teve seis mandatos de deputado – três de estadual e três de federal –, nutre um outro projeto: ser prefeito de Itabaiana em 2012. Por isso fica de fora de 2010, se guardando para pegar o prefeito Luciano Bispo de Lima na curva do desgaste daqui a quatro anos. “É natural que qualquer pessoa se sature ao ficar por muito tempo no poder. E o ciclo de Luciano está no fim”, diz.
É claro que Luciano Bispo tem projetos de se reeleger. Se conseguir isso, será prefeito da quarta maior cidade de Sergipe por cinco vezes. Ele sozinho já passa hoje, em mando, toda a família Teles de Mendonça junta em Itabaiana: são quatro gestões contra três dos Mendonça: Antônio Teles de Mendonça, um dos filhos de Chico de Miguel, de 74 a 82; João Germano, um filho de criação, de 83 a 88, e Maria Mendonça, de 2004 a 2008. Desde 1966 que Francisco Teles de Mendonça, o Chico, deu as cartas na política dali, apesar de ele não ter sido prefeito nenhuma vez. Falecido em dezembro de 2007, já deixou a família madura e naturalmente sucessora dele em vida. “Já estamos politicamente criados. Fomos bons alunos, bons aprendizes e o mestre foi de muito boa qualidade”, diz Zé Teles.Luciano Bispo de Lima encara o projeto de Zé Teles com desdém. “Quem vai ser o candidato é o Zé Teles, com aquele carisma e aquela simpatia que ele tem? Então melhorou!”, ironiza Luciano. “Mas cabe um questionamento: onde é que ele estava na eleição do ano passado? Ele ajudou a irmã? Então Zé Teles é mais forte que Maria?”, provoca Luciano. Afora isto, o prefeito de Itabaiana lembra que ganhou as quatro eleições e ainda fez de João de Zé de Dona seu sucessor tendo os Mendonça como oponentes. “Mas devo dizer a Zé Teles que antes de 2012 temos 2010, e que em 2006 eu ganhei em Itabaiana para eles a eleição de governador, a de deputado estadual, a de federal, e ainda a de presidente no primeiro turno”.

0 comentários:

Postar um comentário